Torben faz balanço de carreira em ano de vitória na Volta ao Mundo

by

Áudio por Mariana Peccicacco,  texto por Guilherme Romeu  

Melhor velejador de 2009

Torben Grael - Melhor velejador de 2009

 O brasileiro Torben Grael concedeu entrevista exclusiva Marina Kienitz da Regattanews durante  a festa de premiação da Federação Internacional de Vela na Coréia, onde foi eleito o melhor velejador do ano de 2009.
Ouça a matéria feita por Mariana Peccicacco     

O velejador venceu a regata de Volta ao Mundo a bordo do barco sueco Ericsson 4. A regata é disputada desde 1972, mas o percurso retoma a história das grandes navegações que partiam da Europa pelo Atlântico,  contornando o continente Americano até a Tera do Fogo,  ingressando no Pacífico e depois seguindo para a Europa  transpondo  o Oceano Índico  e consolidando as Teorias de Galilei.      

Pequena História das Circum-Navegações

O primeiro a navegar em volta de todo o globo foi Fernão de Magalhães, trilhando o estreito que leva seu nome no extremo sul da América , e nomeando o Oceano Pacífico por sua aparente calmaria. Durante esta viagem  Fernão também avistou nos céus a Nebulosa de Magalhães.  Sua volta ao mundo foi completada em 1522 pelo comandante Juan Elcano pois Magalhãe morreu em guerra com nativos na Ásia.   

Seguindo o  português, o lendário Sir Francis Drake, que comandou a frota inglesa na vitória sobre a invencível armada espanhola, também foi o primeiro inglês a realizar a circum-navegação do globo por volta de 1578, dando nome a outra passagem entre o Atlântico e o Pacífico, ao sul do Estreito de Magalhães, apesar de não tê-la atravessado. A passagem pela Terra do Fogo na Patagônia no extremo sul do continente Sul-americano é conhecida como o mais difícil  desafio mesmo para experientes navegadores, aonde se econtra o temível Cabo Horn com violentos ventos, geleiras e sinuosas passagens estreitas.    

 “El Draque” como era conhecido pelos espanhóis e por quem o rei Felipe de Espanha ofereceu uma recompensa pela captura, era um pirata na visão espanhola e um herói na visão inglesa. Atacou navios espanhóis carregados de ouro do Peru no Caribe, e lucrou com o tráfico negreiro utilizando de expedientes proibidos até pelos que defendiam o comércio de escravos. A passagem Drake leva o nome de Mar de Hoces nos mapas espanhóís por ter sido descoberta por Francisco de Hoces anos antes de Francis Drake.      

Um barco chamado Desejo
Outro pirata inglês como Drake fez história na Circum-Navegação, como o mais jovem comadante a realizar  a tarefa em seu tempo. Thomas Cavendish tinha 28 anos quando atravessou a desolada e fria Terra do Fogo a bordo de seu navio “Desire”. De origem aristocrática, gastou a fortuna do pai e se lançou aos mares para fazer a vida. Cavendish também foi pirata com grande reputação na Inglaterra, tendo atacado as cidades brasileiras de Vitória, Santos e São Vicente, e assim como Drake e todo pirata que se presta fez fortunas que não podia carregar. Uma lenda dá conta que ele teria enterrado um tesouro na ilha da Moela, que é avistável do Guarujá e de Santos com seu farol construído em 1830.      

De carona, a Teoria da Evolução das Espécies 
A famosa expedição hidrográfica que deu carona a Charles Darwin na viagem onde começou sua teoria da evolução das espécies também dá nome  a uma estreitíssima passagem na Terra do Fogo, o Beagle Channel. Foi trilhado e nomeado na primeira expedição Beagle em 1828, ainda sem a presença de Darwin, e quando o primeiro  comandante da expedição, Pringle Stokes, se suicidou depois de cair em profunda depressão nas imediações da Terra do Fogo. Nestas imediações também Francis Drake e Magalhães executaram alguns de seus homens amotinados iniciando as prerrogativas de autoridade máxima dos capitões de embarcação que existem até hoje, com algumas limitações em relação a punições capitais mas presentes em todo o mundo moderno.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: